sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pernas cansadas

Há poucas mulheres que, a partir de certa idade particularmente, nunca tenham sentido as pernas terrivelmente pesadas e doridas. Juntem a isto o facto de ser verão e do calor agravar a vasodilatação (que é o que causa estas dores e a saída de linfa das veias) e o facto de estar de pé muitas horas a trabalhar e têm uma ideia de tornozelos bonitos e bem torneados ao fim do dia.

Infelizmente existem poucas soluções para este problema e passam pelas drenagens linfáticas (doloroso mas compensa) ou o consumo de polifenóis vegetais (como o Daflon). No entanto, há pequenas coisas que podemos fazer para ajudar a reduzir o desconforto.

Vou começar com produtos, estes abaixo têm todos efeito semelhante porque criam uma sensação de frio nas pernas e ajudam a combater a vasodilatação.

L'Óreal perfectslim drenante; Vichy Aqcua Desatock; Fridol gel frio
Devem ser aplicados com uma massagem vigorosa no sentido do tornozelo para a coxa. Para aumentar ainda mais o efeito, coloquem-nos no frigorífico! No verão sabe bem! Depois de aplicar o gel, ficar de pernas ao alto durante o máximo de tempo possível ajuda imenso.

Outra dica é usar água termal para refrescar, também deixando-a no frigorífico, pela mesma razão.

No fim do duche, passem sempre as pernas por água fria para activar a circulação.

Para quem tem dificuldade em dormir devido às dores, estes pequenos truques ajudam, nem que seja a aliviar um pouco! Apesar de só ter referido quem trabalha de pé, quem trabalha sentado muitas vezes sofre também do mesmo mal...

5 comentários:

  1. É o que se costuma dizer "nunca digas desta água não beberei!"

    Infelizmente, cá na família, as mulheres padecem do mal das pernas inchadas e pés. Começamos por volta dos 14 anos e por aí adiante. Eu, como passei dessa idade sem sofrer do mal, achei que me tinha safado. E não é que desde que entrei para a faculdade que é sempre a mesma macacada todos os verões? Há ali umas noites em que só me safo a dormir com almofadas a fazer altura na zona das pernas para ver se desincham (eu sei que não se deve fazer, mas...). Vou ver se pego num desses cremes para ver se melhoro, porque eu o que tenho feito é pegar num creme de corpo normal e colocá-lo no frigorífico (silly me).
    Em suma: mais um post super útil!

    Peço desculpa pelo testamento, pareço uma velha a queixar-me das "malêtas"

    Beijoca*

    ResponderEliminar
  2. é "engraçado" mas eu sofro imenso é no inverno... andei este inverno todo a ver se ia a um cirurgião vascular para ver se estava tudo bem mas acabei por ir adiando, mas no verão é raro, ou se me doem não tem nada a ver com o sofrimento o inverno que chega a ser insuportável, no trabalho estou sentada e nem sei em que posição pôr as pernas (e já chego a estar com elas em cima de um puf, o que dá um óptimo aspecto lol... mas alivia alguma coisa)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Gostava de saber o que pensas da hidrosmina (penso que o nome comercial é venosmil). Como apresento alguns edemas nos pés mesmo utilizando meias de compressão já considerável, experimentei utilizar este gel e as meias, e os edemas deixaram aparecer tão frequentemente bem como o desconforto de "pernas cansadas". Gostava de saber se conheces o gel, e em comparação com os produtos que mostras aqui qual a tua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! A hidrosmina basicamente reduz também a permeabilidade capilar, um pouco como o Daflon. Que eu saiba, não existe nenhum destes fármacos em pomada, uma vez que não são absorvidos pela pele. Geralmente, o que se usa nestes casos ou são estes geles frios ou pomadas como o antistax e outras que têm castanheira da índia e videira vermelha, ambos estes componentes evitam também a saída de fluído. O gel é mais para alívio imediato, as pomadas demoram sempre um pouquinho mais de tempo a fazer efeito.

      Espero ter ajudado!

      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigado:)
      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!